Equipe NASF em Mutum

terça-feira, 22 de março de 2011

Saúde não tem Preço

Tratamento para HAS e DM Gratuito na Farmácia Popular   

Foi lançado a pouco no Brasil o programa "Saúde não tem Preço". De acordo com esse programa, as farmácias credenciadas à rede "Aqui tem Farmácia Popular" passarão a oferecer gratuitamentemedicamentos para o tratamentos de Diabetes Mellitus (DM) e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS). Vamos tirar aqui algumas dúvidas práticas ...

O que é o programa "Aqui tem Farmácia Popular"?
O Programa Farmácia Popular do Brasil foi criado em 2004 pelo Governo Federal com o objetivo de oferecer à população medicamentos essenciais de baixo custo.  O programa conta com unidades próprias (atualmente 550), mas teve uma grande expansão quando fez uma parceria com farmácias privadas: essas farmácias têm a sinalização "Aqui tem Farmácia Popular" e já são 14.574 locais de venda em todo o Brasil.
Para acessar a lista de farmácias que participam do programa, clique aqui.


                                                                      Quais os medicamentos que participam da Farmácia Popular?
São medicamentos considerados essenciais, ou seja, usados para o tratamento de doenças muito prevalentes, como HAS, DM, dislipidemia, asma. Não são somente medicamentos Genéricos, mas também de marcas como Pfizer, Schering, etc.
Para acessar a lista dos medicamentos inclusos no programa, clique aqui.

E esse "Saúde não tem preço", qual a novidade?
A novidade é que a partir de agora os medicamentos para tratamentos deHipertensão e Diabetes serão distribuídos gratuitamente nas farmácias credenciadas à rede "Aqui tem Farmácia Popular".    

Quem tem acesso a esses medicamentos?
Todos os cidadãos brasileiros têm acesso a esse programa! É claro que as familias de baixa renda têm muita dificuldade para manter um tratamento adequado devido ao preço dos medicamentos e serão muito beneficiadas com o programa, mas todos têm acesso à gratuidade!
Para pegar o medicamentos, basta apresentar CPF, documento com foto e receita médica.

Com um acesso facilitado aos medicamentos (agora gratuitos), vai ser muito mais fácil para os pacientes do SUS seguirem o regime de tratamento e evitar as complicações tão temidas da DM e HAS!
Não se esqueçam de orientar seus pacientes que eles agora têm esse benefício! Muitos sequer compravam na Farmácia Popular por não ter conhecimento!  

Fonte: Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário